Notícias do 3º Seminário de Capelania Funerária
Buscando promover ações em favor da Igreja de JESUS CRISTO, capacitando os Servos do SENHOR, a fim de exercerem o Serviço de Capelania Funerária, a ASSOCIAÇÃO CAPELANIA BRASILEIRA realizou, com o apoio da IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS BETESDA em Anápolis, a Terceira Edição da CAPELANIA FUNERÁRIA na modalidade presencial no dia 31 de outubro d 2018.
Foram apresentadas abordagens e temas, que levem os Participantes a oferecer acolhimento, assistência emocional e espiritual aos Enlutados e suas Famílias, para que retomem as suas atividades rotineiras de forma mais equilibrada e menos dolorosa, já que podem contar com a companhia da Igreja, cuja proposta é ser, entre outras coisas, Terapêutica.
O Estudo leva uma breve, porém merecedora, homenagem à Dra. Elisabeth Kübler-Ross, que muito contribuiu para a compreensão da tanatologia.
Alguns temas expostos e que fazem parte do Estudo: Historicidade da Capelania – Legislação – A figura do Capelão Funerário – Entendendo a Pessoa Enferma – Necessidades do Paciente Terminal – A Ceia dos Enfermos – Vida de Oração do Capelão – Deveres do Capelão Funerário – Código de Ética da Capelania Hospitalar/Funerária – Introdução à Tanatologia – Abordagens sobre a Consolação – Fatores Econômicos – Serviços Póstumos – Orientações Técnicas – Transplante e Doação de Órgãos – Missa de 7º Dia – A fé Cristã na Ressurreição – Ritos Fúnebres – Procedimentos Funerários e outros importantes assuntos que o Capelão Funerário tem o dever de saber, para melhor empenhar-se por seus Irmãos.
Foram oferecidas também Revistas da Sociedade Bíblica do Brasil relativas ao tema, assim como foram apresentados o CPPC (Corpo de Psicólogos e Psiquiatrias Cristãos) e o Ministério Mulheres do Caminho da Missão Portas Abertas.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” (2 Coríntios 1:3-4)
DEUS OS ABENÇOE e ATÉ BREVE!