Curtir Twittar Publicado em | Serviços

Capelania-Brasileira-Biblioterapia

BIBLIOTERAPIA

(A CURA PELA LEITURA DA PALAVRA)

Segundo registros bíblicos ao som da harpa o rei Saul se acalmava (1 Samuel 16:19-23), então, podemos entender que a musicoterapia faz bem para a alma e tem sido encorajada como tratamento para muitos males.

De igual modo há vários tipos de terapias existentes, que concorrem para contribuírem na busca pela cura das enfermidades da alma humana, isto sem prescindir a farmacologia.

Tratamentos alternativos são sempre bem-vindos, especialmente, quando eles atribuem eficácia ao longo do processo.

A cura pela leitura da Bíblia Sagrada não é algo novo, todavia requer exame investigativo, para não ser confundido com outras práticas, que provocam autossugestão, o que somente camuflam determinados distúrbios, enquanto que a restauração advinda do Poder da Palavra é tão somente indiscutível e sobrenatural, portanto, comprova-se, inquestionavelmente, o milagre.

Em toda a sua extensão a BÍBLIA oferece recursos literários espirituais e emocionais para cada tipo de situação. Perpetrado pelo conselheiro ou religioso, pessoa capaz de desvendar através da interpretação dos fatos, soluções que, efetivamente, traduzam ao coração do necessitado, a Palavra dita na hora certa para aquietar suas indagações (Provérbios 25:11), ansiedades, questionamentos e enfermidades da alma.

Reflexões e até provocações filosóficas, que apetecem e aguçam a alma, produzindo mudança de comportamento, para melhor, naturalmente; proporcionando conversão e maior valor à vida, certamente deve merecer respeito, consideração e serem apreciadas, como se vê na Biblioterapia.

Somente é possível encontrar este refrigério cheio de consolação nos adornos do LIVRO de DEUS.

Notadamente, as pessoas que realizaram cursos de extensão ou pós-graduação em Psicologia Pastoral, Aconselhamento Cristão ou disciplinas correlatas; Capelães Hospitalares, Médicos, Enfermeiros e pessoas que se destacam por humanizado perfil para a atividade e que possuem conhecimento, devem buscar aprimoramento no assunto com o objetivo de criarem grupos de apoio.

Os grupos de apoio, normalmente, são organizados com pessoas que se identificam por suas enfermidades ou feridas da alma semelhantes.

São encontrados, com valiosa eficácia, grupos em centros de recuperação, para pessoas que buscam a cura da drogadição; para pessoas em fase de luto ou perdas, advindas de catástrofes; pessoas que desejam se recuperar de separações, divórcios ou ainda passam por processos dolorosos da depressão.

Também já foi constatado com sucesso a aplicação da BIBLIOTERAPIA em Centros Médicos e Hospitais, como vem acontecendo nalguns lugares do Brasil e do mundo, para tanto tramita um Projeto de Lei que visa regulamentar a prática nos hospitais do SUS, como mostra o link a seguir:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=551578

A Palavra de DEUS é um manancial de Vida, efetivamente, há remédio para os males espirituais ou emocionais, com a intenção de promover o indivíduo à pessoa, elevar a autoestima do combalido e, por conseguinte fazer emergir o errante ao status de cidadão.

A CAPELANIA BRASILEIRA tem recebido convites para desenvolver grupos de apoio de BIBLIOTERAPIA nalguns lugares do Centro Oeste Brasileiro em razão dos favoráveis resultados obtidos no Projeto Esperança – Casa de Recuperação Chácara Morumbi, em Anápolis, Goiás, onde atua há mais de um ano com Mulheres de um programa de reabilitação e ressocialização.

A palavra BIBLIOTERAPIA vem do grego “biblion”, que significa material bibliográfico e de leitura, assim como “therapein”, que quer dizer tratamento ou restabelecimento da saúde. Pode-se afirmar que a BIBLIOTERAPIA seja uma atividade que corrobora como adjuvante no tratamento de enfermidades que a Ciência por si só ainda não pode resolver isoladamente.

A BIBLIOTERAPIA ainda provê conforto e alivio para alguns distúrbios leves como:

- isolamento

- estresse pós-traumático em razão de catástrofes generalizadas

- estresse pós-traumáticos em vítimas de exploração sexual e/ou abuso

- baixa autoestima

- sentimentos de menos valia, rancor e falta de perdão

- doenças psicossomáticas

- auto sabotagem…

Os encontros podem ter uma agenda semanal e de curta duração, com aproximadamente duas horas de exposição bíblica composta de interatividade.

É possível constatar casos catárticos e libertadores, que emanam de almas muitas vezes aprisionadas a paradigmas ou tradições, bem como a simples falta de informação.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Evangelho de São João 8:32)

A CAPELANIA BRASILEIRA está desenvolvendo mais projetos no âmbito da BIBLIOTERAPIA para serem aplicados ainda em 2015.

Algumas literaturas surgem no Brasil  mais intensamente no século passado, trazendo em seu conteúdo rico material de abordagem, que motivam o cristão a trabalhar melhor preparado nesta bem-aventurada Seara do SENHOR.

Entre estes valorosos servos que contribuem nesta meritória tarefa destacamos alguns nomes cujas obras devem ser frequentadas: Viktor Emil Frankl, David Kornfield, James Houston, Dan Harrison, Brennan Manning, Andrew Murray, Timothy Keller, Jorge Maldonado, e outros valiosos escritores, em que a CAPELANIA BRASILEIRA utiliza textos e sugestões concomitantes  aos TEXTOS SAGRADOS.

 

Se você se interessa pelo assunto e deseja alargar as “tendas do Reino” sob a ótica curativa da Palavra de DEUS, faça contato conosco e participe desta Obra libertadora e fascinante que é a BIBLIOTERAPIA.

DEUS os abençoe ricamente ><)))º>

www.capelaniabrasileira.com.br/contato/