Curtir Twittar Publicado em | Diário de Bordo

Capelania-Brasileira-CapFun-IPOH-2

Ficamos surpresos com a maneira zelosa como o Espírito Santo nos conduziu naquele sábado, dia 20 de setembro, trazendo valorosos participantes, servos do DEUS Altíssimo cujas vidas tem sido dedicadas ao SENHOR no labor Capelâmico. Os participantes foram pessoas escolhidas por ELE, que além do interesse no assunto, notadamente se identificaram com a abordagem, bem como compartilharam suas experiências.

Agradecemos ao SENHOR pela presença do Reverendo Marlúcio Borges, cuja introdução bíblica levantou questões sobre a morte e o morrer. A Bíblia traz relevantes referências sobre a questão e em suas pesquisas o Reverendo fez significativas considerações advindas de renomados psiquiatras, incluindo a falecida Dra. Elizabeth Klüber-Ross, cujo compêndio da Capelania Brasileira foi dedicado a ela por sua impagável contribuição aos estudos da Tanatologia.

Todos os tópicos discorridos durante o Seminário, no entanto, versaram sobre a vida do enlutado apresentados pela Capelã Elisabete. A dinâmica da consternação requer acompanhamento Poimênico e/ou Capelâmico; assessoria terapêutica e um preparo para o desenvolvimento da rede de apoio ao enlutado e de sua família.

Doenças psicossomáticas podem ser oriundas de lutos mal elaborados e não raramente as crianças tem sido afetadas por não serem incluídas nos cortejos fúnebres ou por serem  prescindidas nas informações e assuntos relativos à verdade sobre a morte de um ente próximo.

Os participantes receberam um rico material informativo, como: o compêndio da Capelania Brasileira, a Revista do CPPC “O Longo Processo do Luto”, as Revistas temáticas da Sociedade Bíblica do Brasil; e contou com o costumeiro apoio de credenciamento da ONCC.

O Seminário aconteceu na Igreja Presbiteriana Orvalho do Hermom em Anápolis, Goiás.

“Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.” (Lucas 7:13)