Curtir Twittar Publicado em | Diário de Bordo

Capelania-Brasileira-Diário-de-Bordo_SEMED 2

Em visita à Secretaria Municipal de Educação de Anápolis (GO), a Missionária e Capelã, líder do comitê de Mobilização Social pela Educação em Anápolis, Elisabete Pereira apresentou a Cartilha “Acompanhem a Vida Escolar dos SeusFilhos”, símbolo do Movimento.

O Plano da Mobilização Social pela Educação – PMSE – é o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.

Lançado em maio de 2008, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância.

Tais fundamentos são sintetizados na educação como direito e dever das famílias, o direito de todos os brasileiros de aprender, pois, a Educação tem de ser vista como um direito e um dever das famílias, tendo em vista que:

a) Todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens tem o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos e cada um de seus alunos. As famílias podem e devem cobrar providências, medidas e ações para que isso ocorra.

b) Todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens tem o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos.

c) Todas as famílias e responsáveis tem o dever de se aproximar da escola.

d) As escolas devem aceitar e incentivar essa aproximação.

A Sra. Virgínia Maria Pereira de Melo, Secretaria Municipal da Educação, não somente aprovou a adesão como também encaminhou a solicitação da Capelã e Mobilizadora Elisabete para os departamentos competentes.

http://www.anapolis.go.gov.br/portal/secretarias/educacao/pagina/secretaria/

Assim, o Professor Walter Mendonça, da ouvidoria, bem como a Sra. Liane Borges, Coordenadora de Projetos Especiais, estão engajados nas ações que doravante promoverão a interação família-escola-comunidade com a participação da CAPELANIA ESCOLAR, nas Escolas de Ensino Municipal. https://www.facebook.com/capelaniabr

PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR TODOS DEVEM PARTICIPAR

http://mse.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=192&Itemid=215