Curtir Twittar Publicado em | Diário de Bordo

Capelania-Brasileira-CGG_GenCurado-216

Ações de mobilização das famílias pela melhoria da educação avançam em Anápolis (GO)

Lideradas pela mobilizadora social pela Educação Elisabete Pereira, com o apoio da CAPELANIA BRASILEIRA e da SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES (SEDUCE), as atividades de incentivo à participação das famílias no cotidiano escolar vêm avançando em Anápolis, Goiás. No dia 9 de junho, as ações conduzidas pela mobilizadora alcançaram o Colégio Estadual General Curado, onde familiares de alunos se reuniram com a coordenação da unidade de ensino e foram apresentados às orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

De acordo com Elisabete, a reunião teve como fortalecer o compromisso entre os pais e mães de estudantes com a escola. “A ação visou contribuir para a interação família-escola-comunidade, pois a família tem um papel imprescindível na melhoria da educação”, avaliou a mobilizadora. Além das recomendações da cartilha, durante o encontro foram expostas as metas e estratégias do PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO (PMSE) e abriu-se espaço para que os familiares e responsáveis relatassem suas dificuldades e expectativas.

Participantes da reunião no CE General Curado conheceram as orientações da cartilha do MEC.

“Foi de fato um encontro enriquecedor e motivador aos pais que, talvez, estivessem ansiosos por um assunto tão oportuno como esse”, observou Elisabete. A mobilizadora também destacou o entusiasmo da gestão do Colégio com a atividade. “A gestora, Márcia Nunes Franco e Silva, demonstrou euforia ao ver a quantidade de pais que compareceram, pois o número superou suas expectativas e da sua equipe gestora”, apontou.

Além das escolas, a mobilizadora e missionária capelã tem buscado envolver entidades religiosas nas ações de incentivo à interação família-escola-comunidade. No dia 28 de maio, Elisabete foi convidada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no bairro Jardim Suíço, em Anápolis, a apresentar as orientações da cartilha e do PMSE à comunidade da igreja. A exposição integrou a programação da Semana da Família promovida pela instituição religiosa.

Capelania-Brasileira-CGG_JdSuiço-16

Atividade na Igreja Adventista do Sétimo Dia incentivou os familiares de alunos a participarem do cotidiano escolar.

Durante a palestra, Elisabete ressaltou a importância da participação das famílias no cotidiano escolar de crianças e adolescentes, por meio de atitudes simples, como checagem de deveres de casa, presença nas reuniões promovidas pelas escolas, conversas com professores, entre outras. Segundo a mobilizadora, o evento foi bem recebido pela comunidade da igreja.

“Foi um encontro surpreendente. A Igreja está localizada num dos pontos periféricos da Cidade de Anápolis e possui ruas pouco movimentadas, mas todos os convidados para o evento estavam presentes e se sentiram animados em apresentar suas dificuldades e aceitaram o desafio de contribuir na divulgação da Cartilha para outras famílias”, relatou a mobilizadora.

Capelania-Brasileira-CEMAD-Sandra-divulgadora-2016

 

Elisabete Pereira e Sandra Prado, responsáveis pela divulgação da mensagem da Cartilha no CEMAD.

Também vem sendo reforçadas as ações de Mobilização Social pela Educação conduzidas por Elisabete junto ao Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (CEMAD), instituição pública municipal que atende pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais em Anápolis. Realizadas semanalmente, as atividades no CEMAD agora contam com o apoio da terapeuta Sandra Prado, que auxilia na divulgação da mensagem da cartilha Acompanhem a Vida Escolar dos Seus Filhos durante as rodas de convivência promovidas pela entidade.

“A cada encontro da Mobilização novas oportunidades para promovermos ações são alcançadas e, assim, a Mobilização tem crescido e se tornado conhecida”, comemorou Elisabete.

Com informações de Elisabete Rosa Pereira, mobilizadora social pela Educação em Anápolis (GO).