Curtir Twittar Publicado em | Diário de Bordo

Capelania-Brasileira-14 -sem-cap-escol-iasd-2015

No dia 26 de julho de 2015 a CAPELANIA BRASILEIRA marcou presença ao lado de irmãos de Goiânia e de Anápolis, naquele que foi o 14º Seminário de Capelania Escolar oferecido para a Região Centro Oeste, promovido pelo movimento.

Tivemos o apoio agradável, hospitaleiro e solícito da IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA do Bairro São João, que nos ofereceu portas abertas, cordial atenção e suporte técnico, providenciados pelo Pastor Vilberto Jansen Paiva da Silva e os irmãos Carlúcio Paiva e Daniel Pereira.

Não é espantoso discutirmos nos últimos tempos sobre o indiscriminado aumento da violência nas Escolas, atrelado a diversos malefícios que assediam as Crianças e a Juventude Brasileira, como a negligência e a violência doméstica por parte dos genitores; e o exacerbado aumento de casos de abuso e exploração sexual, especialmente entre os vulneráveis; o que reflete no comportamento dos estudantes e, indiscutivelmente, resultando em baixo rendimento escolar.

Casos de gestação na adolescência, promiscuidade, uso e até comercialização de drogas no ambiente escolar, foram temas discutidos no Seminário.

O que fazer diante de um cenário tão tenebroso, cujos índices apontam para um futuro incerto e inegavelmente sombrio?

Foram discutidas diversas formas de planejamento e propostas para elaboração de estratégias entre os participantes, a fim de alcançarem e promoverem nas Escolas Públicas onde serão inseridos, meios que possibilitem apresentarem uma nova gestão de auxílio emocional e espiritual aos pequeninos que sofrem.

A Capelania Escolar, onde atua nalgumas Escolas no Brasil e no mundo (http://www.ethos.org.au/), tem sido apontada como a resposta para amenizar casos de agressividade entre os estudantes; diminuir significativamente a evasão; combater o bullying e prevenir casos de violência e abuso sexual através das diversas palestras sobre o assunto.

“Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.” (1 Timóteo 4:10)

Também foi apresentado o Plano de Mobilização Social Pela Educação, do MEC http://familiaeducadora.blogspot.com.br/p/o-que-e-mobilizacao_23.html com o objetivo de conceder aos participantes a possibilidade de aproximação dos pais e responsáveis pelos estudantes, na intenção de alertá-los sobre os riscos da negligência, assim como envidarem merecido cuidado e esforço que devem propiciar ações que impeçam os filhos de  se extraviarem no decorrer da adolescência, por notória fragilidade.

Notadamente, as pessoas que se voluntariam nesta missão através da mentoria e do aconselhamento, concomitante com uma abordagem que resgate os valores morais e éticos entre a população escolar, contribuem consideravelmente para a promoção da Escola, do Aluno e de sua Família, razão de perseverarmos e prosseguirmos naquilo que DEUS nos vocacionou, até que o MESTRE JESUS volte.

Costumeiramente, foram apresentadas as organizações que atuam no melhoramento e avanço da Capelania, como a Ordem Nacional de Capelania Cristã www.oncc.org.br, que oferece a chance do egresso obter sua credencial como auxiliar de Capelão ou Capelão; a Sociedade Bíblica do Brasil www.sbb.org.br que publica literatura cristã desnudada de proselitismo, porém revestida de excelentes conceitos éticos que preservam os valores da família; e a Rádio Trans Mundial http://www.transmundial.org.br/, que anualmente organiza e promove os Congressos de Capelania Escolar, motivando e incentivando os vocacionados, bem como atualizando sobre a evolução da Capelania no contexto nacional.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia similarmente presenteou os participantes com o livro Viva Com Esperança de Mark Finley e Peter Landless, contribuindo no aprendizado e no desenvolvimento dos projetos.

“Talvez nós também estejamos temerosos de grandes inimigos que nos rodeiam. Todavia, se temos sido fieis a causa do SENHOR, Ele será fiel para conosco. Afinal, o que um homem pode fazer sem a permissão do SENHOR? Ele põe a mordaça na boca dos irados e um cabresto nos poderosos… Nenhum copo de água fria dado a um dos desprezados profetas de DEUS ficará sem promessa. E, se permanecermos firmes ao lado de JESUS, Ele permanecerá firme ao nosso lado.” Charles H Spurgeon

DEUS os abençoe ricamente e até breve ><)))º>

www.capelaniabrasileira.com.br/contato